Pesquisar neste blogue

13 maio, 2010

Liga Sagres 30ª Jornada - Benfica 2 Rio Ave 1 ! Bis de Cardozo para 32.º título nacional

09/05/2010

Uma entrada à campeão só podia terminar com a conquista do 32.º título nacional. Foi isso que o Sport Lisboa e Benfica fez este domingo frente ao Rio Ave, ao vencer por 2-1. Cardozo bisou e arrecadou também o título de melhor marcador da edição 2009/2010 da Liga portuguesa.
Para colmatar as ausências forçadas de Javi Garcia, Fábio Coentrão e Di María, o treinador Jorge Jesus escolheu Airton, César Peixoto e Ramires. Se em relação aos dois primeiros isso não foi propriamente uma novidade, a chamada de Ramires para o lado esquerdo acabou por ser uma opção de recurso, já que o brasileiro actua normalmente pelo lado direito do meio-campo. Ainda assim, não foi uma posição fixa para Ramires. O internacional brasileiro foi trocando com Carlos Martins de posição no terreno ao longo do desafio.

Sabendo que a defesa do empate seria muito perigosa, o Benfica entrou em campo como sempre fez ao longo de toda a época, ou seja, a pressionar desde início e com os resultados que todos conhecem: vitórias. Foi mais excelente entrada que os pupilos de Jorge Jesus tiveram na Luz, criando perigo logo no primeiro minuto do desafio. Após um livre de Cardozo, o defesa-esquerdo César Peixoto atirou à malha lateral. O tão ambicionado golo chegou aos três minutos num remate de Cardozo, que ficou muito perto de bisar aos cinco minutos. Foi por pouco que o paraguaio não deu seguimento a um cruzamento perigoso de David Luiz.

A tarefa ficou um pouco mais facilitada com a expulsão de Wires (10’). O jogador do Rio Ave teve uma entrada dura sobre Ramires e foi expulso pelo árbitro Jorge Sousa.

Com mais uma unidade em campo, o Benfica foi criando várias oportunidades para ampliar o marcador na Luz. O argentino Saviola foi o protagonista, pois podia ter marcado aos 16, 26 e 29 minutos. Dá gosto ver o número 30 jogar. A estas situações junta-se um remate de Aimar, mas que foi travado pelo guarda-redes visitante (35’).

Para o segundo tempo, Jorge Jesus fez entrar Éder Luís para o lugar de Ramires. Com o Benfica a controlar as operações, o público ia fazendo a festa nas bancadas. Carlos Martins - saiu aos 65’ – tentou a sua sorte aos 63 minutos, enquanto Airton rematou à barra aos 69. No entanto, a defesa “encarnada” foi surpreendida num livre e o Rio Ave conseguiu chegar ao empate. Ricardo Chaves foi o autor do tento (71’).

Os adeptos não esmoreceram e começaram imediatamente apoiar a equipa. Não demorou, por isso, muito tempo até que o Benfica marcasse mais um golo e logo por intermédio de Cardozo (77’). Com este golo, além de confirmar o 32.º título nacional, o atacante terminou no primeiro lugar da lista de melhores marcadores da edição 2009/2010.

Agora-se é hora de festejar o tão merecido título.

O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Quim; Ruben Amorim, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Airton, Carlos Martins (Maxi Pereira, 65’), Ramires (Éder Luís, 46’) e Aimar; Saviola (Nuno Gomes, 83’) e Cardozo.

Por Rui Manuel Mendes
 
In www.slbenfica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário