Pesquisar neste blogue

19 janeiro, 2010

Maior vantagem só há 26 anos, leões e dragões lá bem ao longe ...


Que este é o melhor Benfica dos últimos anos já toda a gente percebeu. Uma equipa que continua a ultrapassar os melhores registos da história recente do clube e que, apesar de estar na segunda posição da Liga Sagres, tem razões para rejubilar quando compara o seu desempenho com o dos históricos rivais na luta pelo título, Sporting e FC Porto.

Num dos termos de comparação possíveis, é notável o fosso que as águias já conseguiram cavar para leões e dragões. Com 39 pontos no campeonato, o Benfica tem neste momento seis de vantagem sobre o FC Porto e 12 sobre o Sporting - uma distância considerável, sobretudo porque é preciso recuar mais de duas décadas no tempo para encontrar tamanha diferença.
Há 26 anos que as águias não se sentiam tão confortáveis perante leões e dragões após disputarem a 16ª jornada. Em 1983/84, o Benfica somava nada menos do que... 15 vitórias, um empate e zero derrotas. Na altura, o registo equivalia a 31 pontos, mas para efeitos comparativos, traduzindo para os actuais três pontos por vitória, constatamos que, ao "câmbio actual", os encarnados tinham angariado 46 pontos, ou seja, mais sete do que os portistas e mais 14 do que os sportinguistas. Aquela equipa orientada por Sven-Goran Eriksson (ver peça em cima) era um Benfica esmagador... comparável apenas ao de Jimmy Hagan, que em 1972/73 terminou o campeonato sem derrotas.
Em 1993/94, apesar de tudo, um grupo de futebolistas voltou a elevar bem alto o nome do clube, ao obter 43 pontos nas primeiras 16 rondas da prova. Aliás, desde então que nenhum onze de vermelho vestido conseguiu tantos pontos como esta época. Aimar, Saviola, Ramires, Javi García e seus pares somam agora 39 pontos, façanha apenas comparável à desse tal grupo de 93/94. Então, o FC Porto estava a sete pontos, mas o Sporting dava mais preocupações a Toni, encontrando-se a uns menos substanciais quatro pontos.
Para ajudar a perceber a dimensão da actual campanha liderada por Jorge Jesus, e tomando como ponto de comparação os principais rivais, assinale-se ainda que foi precisamente essa a última temporada em que o Benfica chegou à 16ª jornada à frente do FC Porto na classificação geral. Nem na época do último título (2004/05) isso aconteceu, uma vez que as águias estavam na quinta posição, a dois pontos dos dragões e a três dos leões, que lideravam.
 Série de resultados do Benfica de 1983/84 
V. Setúbal (F) 3 - 2
Rio Ave (C ) 1 - 0
Estoril (F) 4 - 1
Rec. Águeda (C )2 - 0
Sp. Braga (F) 1 - 1
FC Porto (C ) 1 - 0
Farense (C ) 6 - 2
Penafiel (F) 3 - 0
Varzim (C ) 2 - 0
Boavista (F) 2 - 1
Salgueiros (C ) 3 - 0
Sp. Espinho (F) 2 - 0
V. Guimarães (C )8 - 0
Sporting (F) 1 - 0
Portimonense (C )1 - 0
V. Setúbal (C ) 1 - 0

SITUAÇÃO RELATIVA À 16ª JORNADA


Sem comentários:

Enviar um comentário