Pesquisar neste blogue

22 janeiro, 2010

Dupla dá asas à Águia


Os estilos não podiam ser mais antagónicos. A diferença de estatura salta à vista, o tipo de movimentação é totalmente oposto e mesmo a forma de rematar se distingue sem problemas. Mas, juntos, Óscar Cardozo e Javier Saviola formam uma temível dupla no ataque do Benfica, um dos mais eficazes da Europa. São os homens do momento no Estádio da Luz e, ao FIFA.com, explicam as razões do sucesso e os objectivos para o futuro.




Os adeptos do Benfica andam entusiasmados e têm razões para isso. A equipa lidera a Liga Sagres, a par do Braga, mas, mais importante, tem um dos melhores ataques dos principais campeonatos europeus, com 44 golos marcados em 16 jogos, numa média de 2,75 tentos por encontro, registo que é batido apenas pelo Ajax, da Holanda, com 54 golos em 18 jogos (3 por encontro).

As goleadas dão asas à águia e, esta época, já são nove as vitórias do Benfica por mais de quatro golos de diferença, a começar por um 8-1 obtido frente ao Vitória de Setúbal, logo na terceira jornada do campeonato, e a acabar com o triunfo (5-0) em casa do Marítimo, na última ronda da Liga. E também a Europa já sentiu o poder de fogo da equipa de Jorge Jesus, com os ingleses do Everton, por exemplo, a serem derrotados, no Estádio da Luz, por 5-0.



O melhor Saviola
Nos 28 jogos oficiais disputados esta época em todas as competições, o Benfica já fez balançar as redes adversárias 70 vezes e, mesmo que pareça injusto destacar apenas os avançados, a verdade é que a dupla Saviola-Cardozo tem grande parte do mérito. Juntos, os dois sul-americanos marcaram mais de metade dos golos (36) obtidos pela equipa em 2009/10 e, se os adeptos benfiquistas até já estavam habituados à eficácia de Cardozo, os números de Saviola mostram que “El Conejo” reencontrou a felicidade em Lisboa.
Em apenas meia época no Benfica, o avançado argentino já superou o seu rendimento absoluto das três últimas temporadas, duas passadas no Real Madrid e uma no Barcelona. Tem mais minutos jogados (1808 contra 1455), mais golos marcados (16 contra nove) e, sobretudo, muita mais confiança, como explicou ao FIFA.com.

“Em primeiro lugar, isto deve-se à confiança que os responsáveis benfiquistas e o treinador Jorge Jesus depositaram em mim. Não se pode marcar sem jogar e, nesse aspecto, tenho a felicidade das pessoas confiarem nas minhas capacidades. Depois, todo o ambiente que nos rodeia e o entusiasmo dos adeptos ajudam a explicar o que temos feito”.



Saviola já leva sete jogos consecutivos a marcar e o seu nome começa a ser falado como um dos eventuais seleccionáveis para a selecção da Argentina, numa altura em que a Copa do Mundo da FIFA já está no horizonte.
“Há muitos jogadores argentinos com talento para vestir a camisola da selecção. Não escondo que é um orgulho poder representar a minha selecção, mas essa é uma decisão do seleccionador. Se for chamado será uma enorme alegria, mas para isso vou ter de continuar a trabalhar no Benfica como o tenho feito até aqui!”, destaca Saviola.



“Tacuara” partilha mérito
Um bom avançado não é nada sem um uma boa linha média e uma defesa segura e Cardozo, “El Tacuara”, melhor marcador do Benfica na Liga Sagres, com 15 golos, faz questão de partilhar o mérito pelos tentos obtidos até agora. “Estes números dão-me uma sensação de dever cumprido, mas, ao mesmo tempo, a certeza que faço parte de uma equipa e que os meus golos são sempre fruto do trabalho de todos”, realça, de forma humilde, o ponta-de-lança paraguaio antes de estender o agradecimento aos adeptos: “Eles fazem parte da equipa e têm sido verdadeiramente fundamentais ao longo destes meses”.



Presença regular na selecção do Paraguai, nação também apurada para a fase final do Mundial da África do Sul, Cardozo sabe bem o que o deixaria feliz até ao final da temporada. “Ficaria satisfeito por poder ganhar o título nacional pelo Benfica e, na Europa, tentar chegar o mais longe possível. A nível de selecção, sabendo que vamos estar entre as melhores equipas do Mundo, gostaria de ficar até ao fim da competição na África do Sul. Creio que qualquer jogador sonha com isso”, finaliza o ponta-de-lança.




Sem comentários:

Enviar um comentário