Pesquisar neste blogue

18 agosto, 2011

Twente – Benfica, 2-2 ............Ai não gostam do Tacuara ? 176 jogos = 101 golos, o que é que querem mais ?


16/08/2011 FUTEBOL
Twente – Benfica, 2-2
Estádio da Luz vai decidir

O Sport Lisboa e Benfica empatou esta terça-feira na Holanda frente ao Twente, na primeira-mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Apesar da igualdade a dois, a formação de Jorge Jesus demonstrou que é superior aos holandeses, que empataram através de um lance irregular.

Para este jogo europeu, Jorge Jesus apostou num meio-campo reforçado com a entrada de Witsel, enquanto Óscar Cardozo ficou sozinho no ataque. No sector defensivo, destaque para a entrada de Maxi Pereira, que rendeu Ruben Amorim.

O encontro começou com sinal mais para os “encarnados”, com Gaitán a arriscar uma jogada individual na direita e a aparecer isolado frente a Mihaylov, depois de ganhar dois ressaltos. Na altura de finalizar, o guardião búlgaro levou a melhor, através de uma intervenção apertada com os pés. O Benfica dominava os primeiros minutos, e contra a corrente de jogo, o Twente inaugurou o marcador. Luuk de Jong rematou cruzado de longe e surpreendeu Artur, que não tinha hipóteses de defesa.

Esta entrada até podia ter assustado o Benfica, mas o que aconteceu foi exactamente o oposto. A pressão benfiquista acentuou-se e aos 21 minutos, depois de um roubo de bola de Pablo Aimar, Cardozo avançou, olhou para a baliza e a cerca de 30 metros colocou o esférico com categoria. O empate estava consumado, mas a equipa de Jorge Jesus queria mais. Os holandeses só chegavam à área “encarnada” de contra-ataque e quando o conseguiam encontravam sempre um Artur muito atento, como aconteceu aos 22 minutos, por intermédio de Landzaat. O segundo tento do Benfica adivinhava-se e aos 35 minutos Nolito voltou a fazer o “gosto ao pé”. O espanhol concluiu uma excelente triangulação, que contou com a participação de Cardozo e uma assistência magnífica de Witsel.




Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Twente ainda tentou equilibrar o marcador, mas Artur resolveu as tentativas holandesas com duas intervenções muito bem conseguidas. No regresso aos balneários, a vantagem do Benfica era justíssima.

Nos primeiros minutos da etapa complementar, a formação da casa teve de pressionar o Benfica, mas à semelhança da primeira parte, sempre que chegou ao momento da finalização, não conseguiu enganar Artur, que voltou a demonstrar muitas qualidades. Apesar da pressão, o primeiro lance de perigo acabou por pertencer ao Benfica. Pontapé de canto estudado, com Aimar a colocar rasteiro ao primeiro poste, com Nolito a antecipar-se ao marcador directo e a rematar à figura.

Aos 67’, Bryan Ruiz ganhou a linha de fundo na área do Benfica, centrou atrasado para de Jong, que obrigou Artur a uma defesa gigante, a impedir o empate. No minuto seguinte, já com Saviola em campo, o terceiro golo esteve muito perto. O argentino rematou de longe e fez o esférico passar muito perto do poste de Mihaylov. O jogo estava ao rubro, com jogadas de parada e resposta.

O guardião brasileiro do Benfica já tinha brilhado, mas ainda houve tempo para mais duas defesas de altíssimo nível em poucos segundos. O costa-riquenho Bryan Ruiz apareceu bem posicionado dentro da área, rematou duas vezes e Artur disse presente. Que exibição!

A partida estava com um ritmo muito alto, e aos 79 minutos surgiu o lance que estragou o espectáculo. John centrou na esquerda e Ruiz cabeceou com sucesso, depois de se apoiar e empurrar Emerson, que ficou fora do lance irregularmente. Nenhum dos seis(!) árbitros viu o que se passou…

Depois do empate, o único lance de registo voltou a pertencer ao Benfica, com Nolito a tentar o chapéu a Mihaylov, que defendeu para canto. Embora seja um resultado injusto, o Clube da Luz parte com vantagem para a segunda mão, que se realiza na próxima quarta-feira, 24 de Agosto.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García, Witsel, Pablo Aimar (Saviola 63’), Nico Gaitán (Ruben Amorim 57’), Nolito e Cardozo (Matic 87’).

In www.slbenfica.pt