Pesquisar neste blogue

19 janeiro, 2010

Águia chega aos 70 golos


Excelente média de 2,5 golos por jogo em todas as competições Em 2008/09 equipa marcou 73... numa época inteira Quase tantos quanto Sp. Braga e FC Porto em simultâneo

É uma das consequências da nona goleada da época, que teve lugar anteontem, no Funchal, com a equipa a vencer por 5-0 o Marítimo, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga: a águia chegou aos 70 golos em jogos oficiais na presente temporada, em todas as competições.

O número impressiona. Basta recuar à época passada como contraponto: a equipa chegou a Maio com 73 tentos obtidos nas quatro provas em que esteve inserida. 73 golos numa temporada inteira, apenas mais três do que os homens comandados por Jorge Jesus acumulam em apenas cinco meses e meio de competição.

PARA A HISTÓRIA

As contas são fáceis: os encarnados realizaram até ao momento 28 encontros oficiais, com uma média de 2,5 remates certeiros por partida. Ora, a manter este registo, e faltando, pelo menos, 17 jogos por disputar — 14 na Liga, dois na Liga Europa e um na Taça da Liga — e que podem ser mais, caso a formação ultrapasse o Hertha de Berlim na UEFA e siga para as meias-finais da Taça da Liga, tudo indica que o Benfica ultrapasse os 100 golos oficiais em 2009/10.

Outro dado ajuda a explicar o grau superlativo desta máquina goleadora: o Benfica tem apenas menos três golos que o segundo e terceiro classificados da Liga juntos (Sp. Braga e FC Porto, respectivamente) marcaram em todas as competições. Bracarenses (27) e portistas (46) obtiveram até agora 73 tentos.

Se dobrar os 100 golos, o plantel de Jesus irá ter lugar na história do século XXI, pois neste milénio nunca os encarnados alcançaram essa meta, nem mesmo com o campeonato a ser disputado por 18 equipas e 34 jornadas (no presente, são 16 equipas e 30 jornadas). Nos últimos anos, 82 golos foi o máximo atingido — em 2006/07, com Fernando Santos ao leme.

Esta águia parece querer ultrapassar todos os limites.







Por Fernando Urbano


In ABola


Sem comentários:

Enviar um comentário