Pesquisar neste blogue

11 janeiro, 2010

O melhor Saviola - Nunca tinha marcado tantos golos na Europa



Javier Saviola está imparável e ameaça pulverizar os melhores registos desde que, em 2001, trocou o River Plate pelo futebol europeu. Para já, uma conclusão salta à vista: nunca, nos últimos 9 anos, havia chegado a esta altura com tantos golos marcados. Com 16 remates certeiros, está a 5 de igualar os 21 que obteve na temporada de estreia no Barcelona.



Após duas temporadas discretas na capital espanhola, Saviola aceitou o desafio do Benfica, assinando contrato válido por 3 anos. Os encarnados desembolsaram 5 milhões de euros para resgatar El Conejo ao Real Madrid. E o investimento tem compensado.
Segundo melhor marcador das águias (tem menos 3 golos do que Cardozo), Saviola assinou, anteontem, em Vila do Conde, diante do Rio Ave, o 16.º tento da época, dando o triunfo às águias. Dessa forma, ultrapassou o registo de Sevilha (em 2005/06, venceu a Taça UEFA) e igualou o do Mónaco.
O atacante, de 28 anos, costuma ser bem mais letal nas segundas metades das temporadas. Ou seja, Saviola fará a melhor época de sempre no Velho Continente, se a torneira continuar a jorrar muitos golos. Nesta altura, está a 5 de atingir os 21 conseguidos em 2001/02 em Barcelona.
Completo

Olhando para os 16 golos obtidos desde que começou a colheita, a 21 de Agosto, frente ao Vorskla Poltava, pode dizer-se que o camisola 30 das águias é um coelho que se move bem na área [ver infografia]. Todos os remates certeiros foram desferidos dentro daquele espaço.

Mas também se concluiu que é um finalizador completo, pois já utilizou os dois pés e a cabeça para efectuar os remates fatais. Saviola também já concluiu lances de bola corrida e parada. Isto sem esquecer que o golo obtido no Restelo resultou de um lance individual: pegou na bola a meio-campo e correu 40 metros até à grande área do Belenenses, batendo Nélson após ganhar o ressalto da bola.
Ao ritmo com que tem marcado golos, Saviola pressiona Maradona a convocá-lo para a selecção argentina - quanto mais não seja a testá-lo no encontro de preparação com a Alemanha, agendado para Março, em Munique. O responsável pelo conjunto celeste já disse que está atento ao atacante. "O Benfica é o clube ideal para ele", considerou recentemente.
Águia pondera elevar cláusula
O emblema da águia está a ponderar aumentar a cláusula de rescisão de Saviola, hoje em dia avaliada em 30 milhões de euros. A razão é simples: a bitola atingida pelo camisola 30 começa a suscitar a cobiça de vários clubes do Velho Continente.
Quem recentemente se juntou à lista de interessados é o Fenerbahçe. Conhecido pela sua disponibilidade financeira, o emblema turco tem dois alvos para o reforço do ataque: El Conejo e Huntelaar (holandês do Milan), jogadores que, diga-se de passagem, têm características muito diferentes. O Benfica não está, todavia, interessado em abdicar do argentino, que só sairá se alguém "bater a cláusula".
Por: Nuno Pombo
In Record


Sem comentários:

Enviar um comentário