Pesquisar neste blogue

15 janeiro, 2010

Benfica atrai mais adeptos do que A.C. Milan, Chelsea FC ou Valência CF

O Benfica de Jorge Jesus tem uma assistência média superior à de equipas como o A.C. Milan, Chelsea FC, Valência ou Liverpool, segundo um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing e lidera o campeonato português, em termos de assistências. O clube com mais assistência em Portugal ficou em 17º lugar no “ranking” europeu.
A assistência média do S.L. Benfica saldou-se em 46.737 adeptos, desde o início do campeonato da época 2009/2010, até 31 de Dezembro de 2009. Uma assistência que compara com uma média de 34.428 entusiastas que se deslocam ao estádio do Dragão, para ver o clube liderado por Pinto da Costa e com os 27.259 admiradores que assistem ao Sporting, no Alvalade XXI.

No estudo do IPAM, onde se analisam 544 clubes de 36 campeonatos, o Benfica fica na 17ª. posição, enquanto o FC Porto consegue a 40ª. posição e o Sporting CP é o 52º clube com maior assistência.

Mas mesmo ao nível europeu, a equipa liderada por Jorge Jesus, encontra poucos rivais. “Em Espanha, apenas o F.C. Barcelona (82.648 espectadores) e o Real de Madrid chamam mais adeptos aos recintos desportivos”, avança o comunicado do IPAM. “Em Inglaterra”, só o Manchester e o Arsenal batem o “score” de assistência do clube mais popular de Portugal, acrescenta. “Camp Nou é o único recinto desportivo a superar a barreira dos 80 mil aficionados”, acrescenta o comunicado.

Em termos de Ligas, a nacional não está entre as 10 com mais assistências. Este ranking é liderado pelo campeonato alemão, com maior média de assistências (42 mil espectadores), seguido pelo de Inglaterra (34 mil espectadores). Espanha está em terceiro lugar, com 28 mil espectadores e Portugal em 11º, com uma média de quase 11 mil espectadores por jogo. Na Liga Sagres, 62% das assistências, são da responsabilidade dos “três grandes”, segundo o estudo.

Por Hugo Paula
In Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário