Pesquisar neste blogue

10 janeiro, 2010

Benfica esconde Diego dos 'grandes' da Europa



Chamam-lhe novo Kaká. Liverpool e Lyon quiseram levá-lo. Em Maio faz 16 anos e só então pode assinar contrato profissional.  Está a nascer uma estrela na Luz. Diego Lopes, de apenas 15 anos, está a encantar os elementos da formação do Benfica e não só... É que grandes clubes europeus, como o Liverpool e o Lyon, têm-no debaixo de olho e o DN sabe que o jogador, que já é apelidado de novo Kaká, já está a ser protegido pelo presidente Luís Filipe Vieira e pelo director desportivo Rui Costa.

O jovem chegou à Luz no final de 2008, depois de quatro meses no Palmeiras. Foi inscrito na equipa de iniciados, pela qual foi campeão, tendo esta temporada passado para os juvenis. No entanto, em Outubro, foi chamado à equipa de juniores numa partida a que Rui Costa assistiu. A forma como jogou, levou o director desportivo do Benfica a dizer aos responsáveis pela formação que Diego já não podia voltar para o escalão anterior e assim foi...
Só que de repente, depois da segunda aparição pelos juniores, surgiu o Liverpool a querer levá-lo e Luís Filipe Vieira mandou-o de novo para os juvenis, por forma a resguardá-lo. É que só no dia 3 de Maio fará 16 anos, idade a partir da qual um atleta pode assinar contrato de o profissional. Nessa altura, provavelmente voltará aos juniores e daí até à equipa principal pode ser um curto passo, assim confirme o potencial que tem mostrado nas camadas jovens do Benfica.
Desde que chegou a Lisboa, para representar o Benfica, Diego tem tido a companhia do pai, condição essencial para que um menor possa jogar num clube de um país que não o de origem. Curiosamente, o pai trabalha na empresa que trata da relva do estádio da Luz.
Fonte contactada pelo DN garantiu que Diego Lopes é já um dos protegidos da SAD do clube da Luz, à semelhança de outras promessas benfiquistas como Roderick Miranda ou Nélson Oliveira, que trabalham muitas vezes com o plantel principal.
"É um jogador acima da média pelo que demonstra. Destacava-se de todos aqui no Palmeiras. A equipa funcionava porque o Diego era claramente superior, marcava muitos golos. Esteve apenas quatro meses, mas foi o suficiente para perceber que poderá ser um caso sério", começou por dizer ao DN Ademir Prevelato, director de formação do clube São Paulo.
Esta cobiça por parte de grandes clubes não é estranha para o dirigente. O director, contudo, pede calma e paciência para o talentoso jogador de 15 anos.
"Ele pode ser uma estrela, tem tudo para isso. Tem talento, sabe o que faz com a bola, tacticamente também aprendia rápido, o que não é vulgar para a idade dele. Mas tem de ter cabeça, isso é um factor muito importante. Há que ter muita calma com Diego e também muita paciência", referiu o dirigente, criticando depois o jogador.
"Estava aqui no Palmeiras e desapareceu. Só soubemos recentemente que tinha ido para Portugal. Estávamos a contar com ele, pedimos-lhes os documentos para assinar contrato, mas ele nunca mais disse nada. Desapareceu, os contactos que nos deu não funcionaram mais. Terá de ter mais cabeça se quiser vingar, por exemplo aí no Benfica".

Diego Lopes: a peça exclusiva da fábrica de craques do Seixal

Médio ofensivo brasileiro dos juvenis, de apenas 15 anos, é visto como a maior jóia da formação.
Ontem fez 'hat trick'.
22 golos em 10 jogos.
Rui Costa segue-o de perto.


Jorge Jesus não é o típico treinador académico nem tem a imagem trabalhada de modo a ganhar o rótulo de técnico que aposta nos jovens, mas na realidade o amadorense de 55 anos tem aproveitado os torneios particulares da equipa principal para mostrar ao grande público a matéria prima que diariamente trabalha no centro de estágios e formação do clube, no Seixal.

Foi assim na CNE Cup, no Canadá, na qual foi possível observar os atributos de Rúben Pinto, em cuja partida o médio de 17 anos marcou um golo. Ou, mais recentemente, no Troféu Pedro Pauleta, em Ponta Delgada, com o surgimento de Jean, desconhecido avançado brasileiro de 17 anos — e mais uma vez Rúben Pinto, que por pouco não marcou um golo... de meio-campo.

Mas na fábrica de craques do Seixal há um produto exclusivo, seleccionado, que está a deixar os responsáveis encarnados de água na boca: Diego Lopes, médio brasileiro de apenas 15 anos, que actua como número 10 mas descai para ambas as alas.

É juvenil de primeiro ano (foi campeão de iniciados na época passada, com o treinador Bruno Lage, que também subiu para os juvenis) mas já é o melhor marcador da equipa, com 22 golos em dez encontros realizados — ontem fez um hat trick frente ao Odivelas na vitória por 4-0, que mantém os encarnados na liderança do campeonato, à frente do Sporting.

Pai veio do Brasil

Formado na escola do Palmeiras, Diego chegou no ano passado ao Seixal e logo impressionou Rui Costa, que segue muito de perto a sua carreira. Sagrou-se campeão de iniciados, joga nos juvenis, e apesar dos seus 15 anos já foi utilizado por uma vez nos juniores.

Depois de meses a viver em regime de internato no centro de estágios e formação, o brasileiro passou recentemente para um apartamento no Seixal, próximo do Caixa Futebol Campus, na companhia do seu pai, que veio do Brasil e trabalha numa empresa de tratamento de relvados. No Seixal todos acreditam que Diego Lopes é a grande promessa do futuro encarnado.

BI: Diego Hipólito da Silva Lopes
Nome profissional: Diego Lopes
Data de nascimento: 3-5-1994 (15 anos)
Naturalidade: Brasil
Peso: 64 quilos
Altura: 1,72 metros
Percurso: Palmeiras e Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário