Pesquisar neste blogue

29 março, 2010

Benfica - Braga ... Por João Vieira Pinto

1 - Benfica saiu do jogo do título com margem ainda mais confortável

Com grande pena minha e por motivos pessoais, foi-me impossível assistir ao encontro. Por esse motivo, e apesar de ter recebido informações ao longo do mesmo, prefiro analisar as consequências daquele que não tenho dúvidas em rotular de jogo do título, pois ao conferir ao Benfica uma margem de erro ainda maior (a vantagem sobre o Braga passou de três para seis pontos), numa fase em que a equipa está bem, é pouco provável que perca o campeonato. Mesmo tendo em conta os confrontos com o Sporting, em casa, e com o FC Porto, fora, para o Benfica não se sagrar campeão será também preciso que o Braga ganhe os jogos todos. Da maneira como o Benfica tem jogado, não me pareça que possa falhar a conquista do título.
2 - Quando era proibido falhar… não falhou!

Dificilmente terá influência na discussão do campeonato o facto de o Benfica estar também a disputar a Liga Europa. Já se fala disso há algum tempo mas a verdade é que num curto período de tempo eliminou um adversário de peso na prova europeia (o Marselha), ganhou a Taça da Liga ao FC Porto e venceu o Braga, dando um passo muito importante rumo ao título. Ou seja, na fase difícil que diziam que iria atravessar, o Benfica saiu vencedor e está de parabéns porque não falhou nos momentos em que era proibido falhar! As outras equipas só ajudam a valorizar as vitórias do Benfica cuja quantidade e qualidade do plantel permite estar em todas as frentes, dando oportunidades a quase todos os jogadores de actuarem em todas as competições.

3 - Presença na Champions é motivação para os jogadores do Braga

Em termos da luta pelo segundo lugar, aos jogadores do Braga a derrota de ontem provocará uma certa dose de desmoralização mas sobra claramente uma motivação extra: mesmo perdendo a esperança de chegarem ao título podem ainda alcançar um lugar na Liga dos Campeões, algo inédito na história do clube. Esse é um grande incentivo para que a equipa continue a funcionar como até aqui. A presença na Liga dos Campeões é importante para o Braga e para os jogadores em termos financeiros mas também de prestígio, pois vão mostrar-se num meio em que não são conhecidos.

4 - Braga tem um calendário mais favorável que o FC Porto

Em teoria, o calendário do FC Porto é mais complicado do que o do Braga. Sendo assim, a equipa minhota tem todas as condições para chegar à pré-eliminatória da Liga dos Campeões e se assim for será merecidamente, quer pela dimensão que o clube tem quer por aquilo que tem feito ao longo de toda esta época. Esta equipa nunca deixará de merecer a admiração de todos os que gostam de futebol, pois levou o Braga onde este nunca tinha estado: lutar pelo título e por um lugar na Liga dos Campeões.

In OJogo

Sem comentários:

Enviar um comentário