Pesquisar neste blogue

28 janeiro, 2010

Na via rápida até aos 100 golos…



A máquina de ataque montada por Jorge Jesus na Luz está a caminho de chegar ao final da temporada acima dos cem golos apontados em todas as competições. O Benfica soma actualmente 72 golos nas 29 partidas oficiais já disputadas, à média de 2,48 por jogo. Fazendo uma projecção para o que falta da época, é difícil não imaginar os encarnados a ocuparem as classificações com três dígitos na coluna de golos marcados. 

A equipa de Jorge Jesus irá disputar, pelo menos, mais 17 desafios até Maio, contando com as 14 jornadas que ainda faltam na Liga Sagres, mais a meia-final da Taça da Liga frente ao Sporting e as duas mãos dos 16 avos-de-final da Liga Europa, frente ao Hertha de Berlim. Mantendo a média de 2,48 golos por jogo que apresentam até agora, as águias irão chegar ao fim com 114 tentos marcados, mais 42 do que têm actualmente. Mas este é o cenário mais pessimista, que prevê a eliminação da Taça da Liga e da Liga Europa na próxima ronda. Se o Benfica continuar nessas competições até à final, então terá pela frente mais 25 partidas - 14 no campeonato, duas na Carlsberg Cup e nove na prova da UEFA. E aplicando mais uma vez a média conseguida até esta fase da temporada, a voracidade atacante dos encarnados ainda renderá mais 62 golos, o que quer dizer que a equipa só irá parar nos 134!
As projecções são apenas isso mesmo, projecções, mas a verdade é que neste momento há fortes possibilidades de ver o Benfica chegar à centena de golos, dobrando mais um registo histórico. É preciso recuar até 1992/93 para encontrar os encarnados com cem tentos numa só temporada - foi precisamente o número que conseguiram. Ou, visto de outra forma, é preciso recuar até uma equipa que tinha Futre, João Pinto, Rui Costa, Schwarz, Paneira, Isaías, Mozer e Paulo Sousa, entre muitos outros craques, para encontrar tal registo.
Há outro dado importante que importa sublinhar nesta altura: neste momento, quando ainda faltam quase quatro meses de competição, o Benfica está a apenas um golo de igualar o total das duas últimas temporadas! Em 2007/08, sob as ordens de Fernando Santos/Camacho/Chalana, os encarnados somaram um total de 73 golos em 50 partidas, dos quais 45 foram na Liga Sagres. Na época passada, com Quique Flores, o registo absoluto foi igual, embora tenha sido obtido em 44 encontros - a equipa foi eliminada na fase de grupos da Taça UEFA e fez apenas três partidas na Taça de Portugal.
Acaba por ser sintomático que há mais de dez anos os encarnados não ultrapassem sequer os 90 remates certeiros. Aliás, os 73 golos obtidos nas duas últimas épocas são uma espécie de fétiche: desde 1997/98 que os encarnados terminaram quatro vezes com este número de tentos. Que se irá repetir na próxima vez que Cardozo e companhia acertarem na baliza adversária.n
Centenários antes do Verão Quente

A última temporada em que o Benfica chegou à centena de golos terminou numa enorme crise. Em 1992/93, a Direcção de Jorge de Brito conseguiu juntar craques como Mozer, Schwarz, Paulo Sousa, João Pinto, Isaías, Vítor Paneira e Rui Costa, aos quais se juntou Paulo Futre na fase final da temporada. A única conquista da época foi a Taça de Portugal (5-2 ao Boavista na final), e pouco depois estourou o Verão Quente na Luz: Paulo Sousa e Pacheco rescindiram e foram para o Sporting, João Pinto só não seguiu o mesmo caminho porque alguém desligou a máquina de fax da Luz. Ainda assim, Toni juntou os cacos e fez do Benfica campeão no ano seguinte. Desde essa altura, as águias só voltaram a festejar o título nacional mais uma vez.  

Por Sérgio Krithinas
In OJogo


Sem comentários:

Enviar um comentário